Copa América Feminina: Brasil bate Uruguai, vai à final e está na Olimpíada
O Brasil disputará o título da Copa América Feminina. Nesta terça-feira (29), a equipe do técnico Arthur Elias derrotou o Uruguai por 5 a 1 e avançou à final da competição. Além disso, com a vitória, o país se classificou para os Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028.
Amanda Gutierres (duas vezes), Dudinha, Gio Garbelini e Marta foram as autoras dos gols da Seleção Brasileira na goleada sobre a Celeste. Na decisão, o time enfrentará a Colômbia, em partida que acontecerá no próximo sábado (2), às 18h (de Brasília), no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, no Equador.
Apesar de ainda não confirmado pelo Comitê Olímpico Internacional, a Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) anunciou o Brasil como um dos seus classificados para a próxima edição das Olimpíadas, que acontecerá em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028.
¡Brasil está nuevamente clasificada a los Juegos Olímpicos!
pic.twitter.com/OCcryWH6Q5
— CONMEBOL Copa América
(@CopaAmerica) July 30, 2025
O jogo
As uruguaias levaram perigo logo aos cinco minutos. A atacante Wendy Carballo recebeu bom cruzamento da esquerda e finalizou para defesa da goleira Cláudia, que substituiu a titular Lorena, expulsa na última partida.
O Brasil respondeu pouco tempo depois. A craque Marta acertou um belo cruzamento na cabeça da centroavante Amanda Gutierres, que abriu o placar em Quito. Na sequência, aos 12 minutos, a atacante Gio Garbelini aproveitou bobeada da defesa do Uruguai dentro da área e chutou cruzado para ampliar.
Em desvantagem, a Celeste partiu para o ataque em busca de diminuir a diferença no marcador. Aos 16, batida cruza na área brasileira e o desvio de Belén Aquino, jogadora do Internacional, parou no travessão da meta defendida pelo Brasil.
Marta anotou o terceiro gol da Seleção Brasileira. Em pênalti sofrido pela zagueira Isa Haas, a meia de 39 anos converteu a cobrança, marcando seu primeiro tento na competição.
Logo após a volta do intervalo, o Uruguai diminuiu na marca de seis minutos. Cruzamento na área vindo do escanteio e Isa Haas marcou contra o próprio gol. Quando parecia que as uruguaias iriam crescer na partida, Amanda Gutierres acertou uma ótima cobrança de falta para fazer o 4 a 1.
Por fim, a ponta Dudinha, que entrou ao decorrer do jogo, bateu forte para fechar a goleada em 5 a 1.
Colômbia elimina a Argentina na semifinal
No outro confronto válido pela semifinal do torneio continental, a Colômbia superou a Argentina e garantiu seu lugar na decisão da Copa América. A classificação saiu na disputa de pênaltis, depois de um empate em 0 a 0 no tempo normal.
Com o resultado, as colombianas também asseguraram sua vaga nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028. Esta será a quarta participação do país nas Olimpíadas. Elas obtiveram sua melhor campanha na última edição, em Paris-2024, quando alcançaram a fase de quartas de final.
COMENTÁRIOS