EMA promove concurso de instrumentistas com alunos matriculados e homenageia músico e pianista Zelmo Denari, em Presidente Prudente
Escola Municipal de Artes fica na Vila Marcondes, em Presidente Prudente (SP)
Cedida
Pelo segundo dia consecutivo, a Escola Municipal de Artes (EMA) “Professora Jupyra Cunha Marcondes” realiza, nesta quarta-feira (30), a partir das 13h, o Primeiro Concurso Interno de Instrumentistas – Prêmio Zelmo Denari de Música, no Teateo Paulo Roberto Lisbôa, localizado no Centro Cultural Matarazzo, na Vila Marcondes, em Presidente Prudente (SP).
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Ao g1, a diretora da EMA, Maria Célia Fernandes Castilho Garcia, explicou que o concurso, iniciado na terça-feira (29), foi idealizado no primeiro semestre, com regras claras e que seria aberto somente para alunos regularmente matriculados na escola.
As apresentações foram divididas em três grupos:
alunos de 10 a 12 anos;
alunos de 13 a 14 anos; e
alunos a partir de 15 anos.
Além disso, o concurso está dividido entre peça de confronto, já pré-determinada para cada grupo, dependendo da faixa etária e do instrumento escolhido pelo aluno para participar, e peça de livre escolha.
Maria Célia pontuou que para o julgamento, foi convidada uma banca externa, composta por professores experientes e renomados, como:
Valter Luiz Trevisan;
Ademir Pedro Faccioli;
Marlon Camatari;
Sara Pomim de Oliveira; e
Victor Hugo Izaias.
“Professores com grande experiência musical e ex-alunos que atuam no Brasil e no exterior”, justificou a diretora ao g1.
Ao todo, foram 53 alunos inscritos. Nesta terça-feira, foram ouvidos os alunos com faixa etárias que variam de 10 a 14 anos.
Já nesta quarta-feira, serão ouvidos os alunos a partir de 15 anos, jovens e adultos.
Os alunos concorrem com diferentes instrumentos, como:
cordas friccionadas (violino, viola clássica, violoncelo e contrabaixo acústico);
piano;
violão;
sopros (trompete e clarinete); e
Música Popular Brasileira (MPB), somente para alunos a partir de 15 anos com canto, piano popular, contrabaixo elétrico e violão.
Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes, em Presidente Prudente
Secult
“Além do aprendizado e aperfeiçoamento dos alunos, a comunidade pode vir assistir às apresentações, abertas ao público, e conhecer um pouco daquilo que a escola oferece,que não se limita apenas ao ensino dos instrumentos apresentados no concurso”, destacou ao g1.
“Sempre que possível, informamos outros cursos oferecidos pela escola: cursos de percussão erudita e bateria, teclado, sopros variados, além de clarinete e trompete, temos trombone, trompa, flauta transversal, e curso de MPB”, completou.
Zelmo Denari, de Presidente Prudente (SP), será homenageado com o nome do prêmio
Arquivo/g1
A diretora da EMA também ressaltou que mais ações como essa dão visibilidade à escola, uma vez que possui “projetos interessantes a oferecer”.
“Planejamos que, a cada ano, juntamente com a realização do concurso, prestaremos homenagem a um músico da cidade, que levará o nome do prêmio. Neste ano, Prêmio Zelmo Denari de Música. O doutor Zelmo, de 90 anos, é músico, pianista e foi professor da escola na década de 1950. Já tocou e já gravou com diversos professores da escola e irá tocar piano na noite da premiação”, finalizou ao g1.
A premiação será realizada nesta sexta-feira (1º), às 19h30, no Teatro Paulo Roberto Lisbôa.
Serviço 📍
O Teatro Paulo Roberto Lisbôa fica localizado no Centro Cultural Matarazzo, na Rua Quintino Bocaiúva, nº 749, na Vila Marcondes, em Presidente Prudente.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
COMENTÁRIOS