Publicidade

Seja bem-vindo
Caieiras,14/05/2025

  • A +
  • A -

Em telefonema, Lula incentiva Putin a participar de reunião com Ucrânia, diz Planalto

Publicidade


Governo ucraniano pediu ajuda do Brasil para 'convencer' presidente russo a participar de reunião com Zelensky sobre conflito no leste europeu. Encontro está marcado para esta quinta. Lula encontra Putin na Rússia.
Ricardo Stuckert/ Presidência da República
O Palácio do Planalto informou nesta quarta-feira (14) que, durante um telefonema, o presidente Lula "incentivou" Vladimir Putin a participar de uma reunião de negociação entre Rússia e Ucrânia sobre o conflito entre os dois países.
A reunião está prevista para acontecer em Istambul, capital da Turquia, na quinta-feira (15). Nesta terça (13), o governo ucraniano pediu ajuda ao Brasil para "convencer" Putin a participar do encontro com Volodymyr Zelensky (leia mais aqui).
De acordo com o governo do Brasil, Lula reconheceu que a definição das delegações negociadoras é prerrogativa dos líderes dos países, mas reforçou a importância da presença russa no encontro como sinal de boa vontade e compromisso com o diálogo.
Europa pressiona Putin a aceitar trégua de 30 dias na Ucrânia
Segundo nota do governo brasileiro, na conversa, Lula parabenizou o líder russo pela recente proposta de abertura de negociações com a Ucrânia, destacando a importância da iniciativa para a construção de um caminho rumo à paz.
Durante a ligação, conforme o Palácio do Planalto, o presidente brasileiro compartilhou com Putin detalhes de sua recente conversa bilateral com o presidente da China, Xi Jinping, em Pequim.
O encontro resultou em uma declaração conjunta entre Brasil e China, reafirmando o compromisso do Grupo de Amigos da Paz e de países do Sul Global em colaborar ativamente para o fim do conflito no leste Europeu.
Lula também se colocou à disposição para colaborar com os esforços internacionais em busca de uma solução pacífica e duradoura para o conflito.
Pedido da Ucrânia
A Ucrânia pediu ajuda ao Brasil para tentar "convencer" Vladimir Putin a participar do encontro marcado com Volodymyr Zelensky – a reunião está prevista para esta quinta-feira (15), em Istambul, na Turquia.
Kiev pediu ao governo brasileiro que use sua "voz competente" para convencer Putin a ir.
O pedido foi feito nesta terça-feira (13) pelo chanceler ucraniano, Andrii Sybiha, ao ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, durante uma conversa por telefone.
"Reafirmei a prontidão do presidente Zelensky para se encontrar com Putin na Turquia e pedi ao Brasil que use sua voz competente em seu diálogo com a Rússia para que este encontro direto de mais alto nível aconteça", disse Sybiha.
Lula se diz 'otimista'
O presidente brasileiro comentou a chance de reunião dos líderes de Rússia e Ucrânia em um entrevista à imprensa na capital chinesa, antes de embarcar de volta para o Brasil, na noite de terça-feira (13).
"Estou muito otimista com a proposta feita por Putin e com a aceitação por parte de Zelensky. O presidente Xi Jinping [da China] e eu registramos isso em uma nota, destacando a possibilidade de que ambos se reúnam em Istambul e comecem, de verdade, a trocar palavras em vez de tiros", disse. Lula
"Isso salvará vidas, preservará patrimônio e, quem sabe, permitirá que vivamos com mais tranquilidade", completou.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.