União entre homem e mulher é fundação da família, diz papa Leo XIV
O papa Leo XIV disse nesta sexta-feira (16) que o casamento heterossexual é um fundamento da família.
"É responsabilidade dos governantes trabalhar para construir sociedades civis harmoniosas e pacíficas. Isso pode ser alcançado, acima de tudo, investindo na família, fundada na união estável entre um homem e uma mulher", afirmou.
Francisco
Embora o papa Francisco também tenha afirmado que a Igreja não poderia aceitar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, os conservadores acusaram o pontífice argentino de semear confusão entre os fiéis ao ser mais receptivo do que seus antecessores às pessoas LGBTQIA+ e aprovar a bênção de indivíduos em relacionamentos estáveis entre pessoas do mesmo sexo.
Leo reafirmou a posição da Igreja contra o aborto, pediu proteção à liberdade religiosa e disse que continuaria a buscar o diálogo inter-religioso.
O papa condenou o que chamou de "impulso destrutivo de conquista", sem nomear nenhum país específico. Posteriormente, mencionou o Oriente Médio e a Ucrânia, afirmando que eram dois dos lugares onde as pessoas sofriam "mais gravemente".
A Igreja, disse Leo, não hesitaria em usar "linguagem direta" quando necessário para dizer a verdade aos poderosos do mundo.
COMENTÁRIOS