Tarcísio defende indulto a Jair Bolsonaro em caso de condenação

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), defendeu a ideia de conceder um indulto ao ex-presidente Jair Bolsonaro, argumentando que essa medida poderia servir como um meio de pacificação para o Brasil. A declaração veio em resposta a questionamentos sobre uma carta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que classificou o julgamento de Bolsonaro como uma “caça às bruxas”.
Bolsonaro está atualmente sob investigação por uma suposta tentativa de golpe, mas Tarcísio acredita que ele não precisará de indulto por ser inocente. No entanto, o governador sugere que qualquer candidato de centro-direita eleito em 2026 poderia conceder o indulto, se necessário. “Esse indulto vai ser negociado, porque o que é importante agora é que isso vai ser visto como um fator de pacificação”, disse.
Tarcísio de Freitas enfatizou a necessidade de desviar o foco da agenda de julgamento para questões mais urgentes e cruciais para o Brasil. Entre essas questões, ele destacou a reforma política, o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), medidas fiscais e a transição energética. Apesar de evitar críticas diretas ao STF (Supremo Tribunal Federal), ele reafirmou sua lealdade a Bolsonaro, com quem se encontro em Brasília.
Essa aproximação ocorre em um momento em que Tarcísio é cotado como um possível candidato à presidência, algo que não agradou à ala bolsonarista. A defesa do indulto é vista como uma estratégia para manter a unidade da direita brasileira.
*Com informações de Beatriz Manfredini
*Reportagem produzida com auxílio de IA
COMENTÁRIOS