Publicidade

Seja bem-vindo
Caieiras,05/05/2025

  • A +
  • A -

Irã acusa Netanyahu de arrastar EUA para ‘catástrofe’ no Oriente Médio

Publicidade




O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, acusou Israel, nesta segunda-feira (5), de querer arrastar os Estados Unidos para uma “catástrofe” no Oriente Médio e alertou contra qualquer tentativa de guerra contra seu país. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, está “INTERFERINDO diretamente no governo americano para ARRASTÁ-LO para outra CATÁSTROFE em nossa região”, escreveu Araghchi na rede social X, destacando algumas palavras em letras maiúsculas.


Irã e Estados Unidos, que estão em conflito há quatro décadas e não mantêm relações diplomáticas, iniciaram, em 12 de abril, um ciclo de negociações sobre o programa nuclear de Teerã, em conversas indiretas mediadas por Omã. Netanyahu pediu aos EUA que desmantelassem o programa nuclear do Irã e que, se chegassem a um acordo, deveriam vetar a capacidade iraniana de enriquecer urânio e impedir o desenvolvimento de mísseis balísticos.


O Irã declarou que considera estas exigências como uma linha vermelha nas negociações e Araghchi acusou o premiê israelense de “DITAR o que o presidente Trump pode ou não fazer em sua diplomacia” com o país do Oriente Médio. O chanceler iraniano citou o apoio inabalável dos EUA a Israel em sua guerra na Faixa de Gaza contra o grupo islamista Hamas, mas também os ataques americanos contra os rebeldes huthis do Iêmen.


Este grupo insurgente pró-Irã, que controla vastas regiões do território iemenita, frequentemente ataca alvos em Israel e embarcações no mar Vermelho, uma campanha que afirma defender em apoio aos palestinos de Gaza. Segundo Araghchi, “o apoio MORTAL ao genocídio de Netanyahu em Gaza” e a guerra travada em seu nome no Iêmen “não trouxeram NADA para o povo americano”, disse em uma mensagem alertando frente a qualquer “erro contra o Irã”.





cta_logo_jp


Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!



No domingo, o primeiro-ministro israelense prometeu represálias contra os rebeldes iemenitas e também contra o Irã, que, segundo ele, apoia o grupo, depois que os huthis lançaram um míssil que atingiu a pista de pouso do aeroporto de Tel Aviv.


*Com informações da AFP 

Publicado por Victor Oliveira 





Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.